Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bolinhas de berlim

Não resisti e tive que fazer, bolinhas de berlim. Já tinha uma receita debaixo de olho, que tinha visto no Sabor intenso por dar uma quantidade pequena. Mas eu fiz na minha MFP, não segui a receita a letra. Posso vos dizer que ficaram deliciosas e é para repetir!
Deixo aqui como fiz:


Ingredientes:
(rendeu 18 bolinhas)
  • 1 dl de leite
  • 60gr de manteiga
  • 1c. de chá de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 50gr de açúcar
  • 350 gr de farinha
  • 15 gr de fermento de padeiro
  • 1 pitada de sal fino
  • Óleo para Fritar
  • Açúcar em pó para polvilhar
  • Creme  de pasteleiro Bage cremim q.b. ao qual juntei uma colher de essência de baunilha.
Deite os ingredientes pela ordem acima na cuba da mfp, ponha no programa  amassar 1:30. Depois fiz bolinhas pequeninas 30gr cada. Fritei-as em óleo que deve estar a uma temperatura de mais ao menos 170º para que não fritem rapidamente senão não crescem e podem ficar cruas por dentro, vai se virando as bolas com um garfo até estarem douradas por igual, elas na fritura aumentam de volume.
Escorrer em papel absorvente.
Depois com uma faca dar um corte e rechear e por fim polvilhar com açúcar em pó.



46 comentários:

  1. Ficaram lindas amiga e boas....muito bem....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. HUMMMMMM....MINHA AMIGA, ESTAS BOLINHAS SÃO LINDAS E TENTADORAS, EU COMERIA UM MONTÃO, AMO ESSA RECEITA. FICARAM LINDOS!

    BEIJINHOS..♥

    ResponderEliminar
  3. Sou tão gulosa por uma bela bola de berlim bem recheada hehehe. Por isso adorei as tuas Felismina e olha que não me ficava só por uma bolinha...

    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  4. Felismina,
    Esses mini sonhos estão lindos e muito apetitosos.
    Boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Estão mesmo com bom aspecto. Sobrou alguma?
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindas!! tenho pena de não conseguir fazer:( a parte da fritura ficaram aquém das espectativas:(
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cila eu tive a ajuda da minha fritadeira assim foi facíl regular a temperatura!

      Bjs.

      Eliminar
  7. Felismina, sabes que sou completamente louca por bolinhas de berlim??? Com creme claro!
    Até me lembro de quando era mais miúda, a minha mãe comprar e eu comia a metade com creme e dava o resto para ela comer.
    LOL... não sei se será boa ideia começar a fazê-las em casa... cheira-me a desastre completo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su o meu pequenino é como tu... come a bola só até ter creme depois dá a mãe para comer o resto!

      Bjs.

      Eliminar
  8. Felismina, ficaram mesmo lindas...um beijinho e um bom Carnaval.

    ResponderEliminar
  9. Felismina ... Isto é um verdadeiro "atentado" ... E o grande problema é que não podemos esticar a mão e trazer uma !!! Bemmmm que bom aspecto !
    Beijinho e boa semana !!!

    ResponderEliminar
  10. Felismina, ficaram mesmo lindas! E são irresistíveis :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Há tantos anos que não como uma bola de berlim...
    As tuas têm um aspecto delicioso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Ai o que foste publicar, gosto tanto, mas mesmo tanto de bolas de berlim, fiquei a babar. Ficaram lindas e com um aspecto delicioso. Obrigada pela partilha : )

    Vou experimentar!

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. as tuas ficaram mais bonitas... :-( tenho que experimentar outra vez. talvze que faca a tua receita.

    ResponderEliminar
  14. Felismina, ia-me candidatar para uma mas já li que não sobrou nada :(( Ficaram fabulosas, que delícia!!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Felismina: ficaram lindas !! Parecem feitas por profissionais ( mas de certeza que estão ainda melhores).
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Felismina, ficaram lindas, apetitosas, o creme está a chamar por mim...

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Adoro bolas de berlim, as tuas estão lindas e concerteza muito boas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. As tuas bolas de Berlim estão tão tentadoras!
    E olha que bastante bem recheadas!

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha Felismina, e já agora sabias que estas goludices são tipicas no 'carnaval' das terras germanicas? Mesmo em sintonia, mesmo a calhar!

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  20. Que aspecto fantástico!
    É de escorregar na baba!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  21. Lindas e gulosas, mas eu evito porque frias nao sam comigo prefiro no forno é mais saudavel!

    ResponderEliminar
  22. As tuas bolinhas ficaram espectaculares, até parecem ser de pastelaria.
    Uma perdição.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Eu adorei a ideia de adpatar à MFP.
    Ficaram lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Ficaram fantásticas, mas seriam um atentado ao meu estômago...:((, mas bem que me apetecia uma (pequenininha).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Desde criança que sou apaixonada por bolas de berlim!!! na altura dizia "bolas de berlinde" ihihih
    Ficaram uma maravilha, mesmo irresistíveis!!! Tenho de fazer, a receita é bem fácil, e com a ajuda da MFP ainda melhor...tenho de encontrar é o Bage Cremim...
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Hum que delicia Felismina, parecem sonhinhos e com esse recheio creio que não sobrou nada. Lindas e apetitosas. Bjocas amiga

    ResponderEliminar
  27. Ai jasus que eu gosto tanto de bolinhas de berlim!!! E também gosto sempre com creme:):) Ficaram lindas e mesmo muito tentadoras!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  28. humm ficarao muito boas e muito bonitas parece aquelas de pastelaria adorei o recheio bjs

    ResponderEliminar
  29. Fiquei completamente fixada nesta foto! Uma maravilha! Estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. ADORO , ADORO, E AS TUAS FICARAM FANTÁSTICAS, JÁ COMIA UMA...OU DUAS.
    BOAS SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  31. Eu também não resistia a essas bolinhas de berlim :) Lindas!

    ResponderEliminar
  32. Cá por casa seria uma verdadeira e deliciosa desgraça pois compro muitas vezes a versão mini para me sentir menos culpada :)

    ResponderEliminar
  33. Olá,
    Que deliciosos essas bolinhas de berlim.
    Tb tenho uma receita no blog.Não conhecia teu blog gostei do que vi.
    Convido-te a visitares o meu blog aguardo a visita.

    Um bjinho e boa semana

    ResponderEliminar
  34. Hummmm ficaram fantásticas... quero 4 bolinhas de berlim para a mesa 7 sff :D

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. Que maravilha, vim conhecer o blog e fiquei a "babar", estas bolinhas estão mesmo apetitosa. Para béns pelo Blog que já fico a seguir
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Ola Felismina. Ja aqui estou a conhecer o teu cantinho. Humm que optimo aspecto as tuas bolas de berlim. Hei de exprimentar essa receita. Mas nao tenho maquina de fazer pao. Como faço? ja estou a seguir o blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dissolve o fermento no leite morno depois junta-lhe o resto dos ingredientes e amasse com as mãos, (tens é que amolecer um pouco a margarina), depois deixa levedar até dobrar. Espero ter ajudado, bjs.

      Eliminar
  37. Oi sumida! Tudo bem?

    Nossa, adorei essa receitinha, parece estar muito saborosa! Parabéns!

    Beijos
    Cozinha da Leca

    ResponderEliminar
  38. Pensar em bolas de Berlin, é pensar em praia. Ficaram lindas as tuas.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  39. E devem ter ficado tão boas, ando a adiar esta receita mas um destes dias não escapa:)

    ResponderEliminar
  40. Tantas calorias deliciosas!! Irresistível:)

    Beijos

    ResponderEliminar

Comentários anónimos não serão publicados. Beijocas :P